OBJETIVO
O documentário longa-metragem “O Armário Não É o Nosso Lugar” busca apresentar, por meio de entrevistas, os diversos conflitos enfrentados pelas pessoas pertencentes a comunidade LGBTQIA+, durante todo o processo de reconhecimento de suas sexualidades, autoaceitação e exposição da orientação sexual e identidade de gênero para seus familiares e amigos.
Além de expor as dificuldades enfrentadas por membros da comunidade LGBTQIA+, o documentário tem a proposta de empoderá-las. O lançamento deste filme é uma forma de favorecer a representatividade das mais diversas sexualidades e identidades de gênero que pertencem a comunidade LGBTQIA+, dificilmente encontradas nos meios de comunicação de forma natural e sem estereótipos, ademais, busca representar diferentes faixas etárias, raças e naturalidades. Apresentações de artistas LGBTQIA+ também são exibidas no documentário, proporcionando a valorização cultural e artística da comunidade.
O objetivo do documentário é produzir conteúdo que provoque uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas LGBTQIA+ e conscientizar a população em geral acerca dos assuntos em torno disso.
Outro objetivo do filme é oportunizar a própria identificação das pessoas pertencentes a essa comunidade, através da apresentação de pessoas iguais a elas, com dificuldades e histórias de vida parecidas, fazendo com que elas se identifiquem e sintam-se representadas. O filme busca também servir de apoio para aqueles que estão passando por esse processo de entendimento e externalização de sua sexualidade, favorecendo a sua autoaceitação, contribuindo assim para que essas pessoas consigam “sair do armário” e possam ser como elas realmente são.